O Hospital Veterinário do Câncer está localizado na Rua Monte Serrat, 732 e atualmente oferece serviços voltados exclusivamente para o tratamento de pacientes oncológicos. A estrutura conta com salas de atendimento, centro cirúrgico, internação intensiva para acompanhamento dos pacientes no pós-operatório, sala de esterilização, além de serviço de radiologia com equipamento digital e ultrassonografia abdominal. Conta também, com equipe de profissionais Médicos Veterinários especializados que atuam de maneira integrada nas áreas de oncologia, cirurgia, anestesia, nutrição, terapia intensiva e diagnóstico por imagem. Também são oferecidos procedimentos e tratamentos complementares com o que há de melhor e mais atual, como eletroquimioterapia, endoscopia, biópsia por congelação para análise transoperatória de margens cirúrgicas, cirurgias de sistema nervoso, entre outros. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para os mais conceituados centros de diagnóstico para realização de exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Quando a família recebe o diagnóstico de câncer, existe a preocupação com a qualidade de vida do animal e a insegurança em relação ao prognóstico, sobre o que esperar disso em diante. Ter câncer não significa, necessariamente, o fim da linha. A Medicina Veterinária evoluiu nas últimas décadas, principalmente na área da oncologia, considerando o aumento da ocorrência dessas doenças em cães e gatos.

Uma ‘neoformação’- termo usado para descrever o crescimento de algum tecido do corpo - ou sintomas relacionados às alterações oncológicas, nem sempre equivale a um diagnóstico ruim.

Os tumores (neoformações benignas), também fazem parte da rotina na oncologia veterinária, sendo geralmente solucionados por meio de cirurgia. O câncer pode se manifestar como uma nodulação na pele, nos órgães ou em alguns casos acometer o sangue. Quando o câncer adquire a capacidade de invadir outros tecidos, denominamos esse processo de metástases.

Os diversos tipos de cânceres podem ser tratados com cirurgia aliada às terapias adjuvantes (quimioterapia, eletroquimioterapia, e outros), ou apenas com a quimioterapia.

É fundamental ressaltar que, diante da suspeita de câncer, diagnóstico precoce faz toda a diferença e pode mudar completamente a vida do seu pet. Quanto mais cedo você buscar ajuda, maior a chance de cura, em muitos casos.

Com a integração das especialidades veterinárias no Hospital Veterinário do Câncer, o paciente e sua família são recebidos em um ambiente preparado para diagnosticar e tratar seu cão ou gato. As consultas abrangem a realização de exames antes de quaisquer procedimentos, planejamento cirúrgico e atenção redobrada ao controle de dor do paciente. Contamos ainda com o serviço de nutrologia, onde oferecemos suporte nutricional para o paciente oncológico, pois já é de conhecimento de todos os especialistas da área que o animal com câncer possui necessidades nutricionais especiais, já que eles têm alteração do metabolismo em decorrência da doença. Essa é uma das causas do emagrecimento desses pacientes e por esse motivo, em alguns casos, solicitamos a elaboração de dietas personalizadas de acordo com a necessidade de animal.

Tudo é voltado ao bem estar animal e a qualidade de vida do seu pet, visando também o conforto da família diante do tratamento do seu animal.