A quimioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição das células cancerosas. Como atuam em diversas etapas do metabolismo celular, as medicações alcançam as células malignas em qualquer parte do organismo com o objetivo de diminuir ou cessar a atividade do tumor. A aplicação da quimioterapia é definida pelo médico veterinário oncologista e pode ser utilizada como tratamento único ou associada à cirurgia.

Quando realizada com um único agente, é chamada de monoquimioterapia e quando em combinação à várias drogas, é conhecida como poliquimioterapia.

 

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento é variável. Depende do tipo de câncer e da resposta do animal. Pode variar de 30 dias a alguns meses de tratamento.

 

E os efeitos colaterais da Quimioterapia?

As doses de quimioterápicos usadas na medicina veterinária produzem efeitos colaterais mais brandos do que as praticadas na medicina humana. Pode haver queda mais acentuada dos pêlos em raças com crescimento contínuo (lhasa apso, poodle, schnauzer, shih tzu, yorkshire, maltês), assim como pode ocorrer falhas dos pêlos em determinados locais do corpo. Seu pet será medicado para minimizar os riscos de efeitos como náusea e vômitos, por exemplo. Em alguns casos os efeitos colaterais podem ser mínimos ou até inexistentes. Isso não significa que a quimioterapia não está fazendo efeito. É importante discutir todos os sintomas com oncologista que providenciará as orientações para aliviar grande parte dos efeitos colaterais.

 

Procure nossos especialistas, traga suas dúvidas!